Todas as relações passam por crises. Mas quando se trata de relações de bastante tempo, como namoros mais longos ou casamentos, a situação pode afetar todas as áreas da vida das pessoas envolvidas. Saiba mais sobre crise no casamento: como lidar com essa situação no dia a dia.
Você anda sentindo que algo não vai bem em sua relação, mas não consegue melhorar as coisas por mais que insista em conversar? Preparamos um texto com algumas sugestões de ações e comportamentos que podem te auxiliar a superar esse momento tão difícil de crise.

É preciso identificar a crise
O primeiro passo para superar uma crise, é identificar o que a está causando e o que estamos chamando de crise.
Há períodos que são muito complicados para a vida a dois, como o nascimento de filhos, períodos turbulentos no trabalho, doenças em família, mudanças e outras situações do dia a dia que afetam todas as pessoas e que podem interferir.
Se a crise for provocada por questões externas como as que foram citadas, pode ser que esse período difícil passe em alguns meses ou semanas! No entanto, o diálogo é fundamental para que a crise seja superada, afinal, não é porque as situações são passageiras que elas não podem atrapalhar o casal até o ponto da separação!
Há uma quantidade enorme de casais que não resistem às situações difíceis pelas quais todo casal passa! Portanto, não subestime a crise. Identifique, converse muito, explique o que está incomodando e procure acolher seus sentimentos e os do outro.
Saiba ouvir
Quando estamos muito machucados nos relacionamentos, é normal querer falar e não conseguir ouvir. Isso acontece porque queremos despejar nossa angústia em cima da outra pessoa, esperando que ela resolva o que estamos sentindo.
No entanto, é preciso aprender a separar o que é nosso do que é do outro. O que estou sentindo pode sim estar sendo provocado por determinadas atitudes do outro, mas é importante perceber que não conseguimos mudar ninguém.
É possível conversar, ouvir e expor com muita sinceridade o que está nos afetando e porque estamos sofrendo. Se o outro se mostrar sensível à sua dor e também estiver tão interessado em superar a crise quanto você, muito provavelmente essas conversas serão importantes para restabelecer a relação.

Compreenda que relações passam por fases
Todas as relações passam por fases, nada será como era no começo e isso não é ruim! O apaixonamento inicial vai passar mesmo para todos os casais.
Quando convivemos com casais que se dão muito bem e que amam, aparentando seguirem apaixonados por anos a fio, certamente isso ocorreu porque essas pessoas aprenderam a encontrar novos fatores para manter a paixão acesa. Mas o sentimento não é o mesmo do início!
Precisamos identificar em que fase estamos e compreender que cada momento possui um brilho diferente. Pode ser o companheirismo, parceria, admiração e amor que movimentam uma relação de mais tempo e não a empolgação inicial!
É necessário compreender que a mudança de fases não significa falta de amor, mas é preciso também olhar com muito cuidado para sua relação e não insistir em algo falido que não traz mais vantagens para nenhum dos dois!
Estar em uma relação somente pelo que passou, pelo sentimento de memória de momentos que já passaram não leva ninguém a lugar nenhum, somente ao sofrimento. Pense com realismo nas vantagens dessa relação, seja honesto consigo e com o outro.
Todos nós devemos saber os motivos pelos quais estamos em uma relação e saber balancear no que compensa investir e o que é perda de tempo e pode estar empacando a vida dos dois envolvidos!
Realmente a crise no casamento é algo muito comum de acontecer, mas muitos casais não sabem como lidar. Não conseguem entrar juntos em um acordo, procurar saber o que causou a crise, encontrar juntos uma solução… E por isso que muitos casais não conseguem dar continuidade no relacionamento. Obrigada pelo texto