Você já buscou ajuda com um profissional em psicologia? Nos últimos tempos está havendo um movimento que traz a importância desses profissionais no nosso dia a dia, mas ainda há muito tabu.
Muitos ainda pensam que ir ao psicólogo tem alguma relação com “ser louco” ou coisa do gênero. Isso é uma ideia que deve ser eliminada na mente de todos, pois a psicologia não se trata sobre isso.
Além desse ponto, há a negligência com a saúde mental e emocional, dando importância apenas à saúde física. Às três áreas estão interligadas e ir ao psicólogo é algo que deve ser feito assim como ir ao médico.

No que trabalha um profissional em psicologia
O profissional em psicologia tem por objetivo estudar, avaliar e trabalhar a saúde mental e emocional do paciente. Tudo o que tange emoções e sentimentos são trabalhados por esse profissional.
Não é somente a pessoa que está passando por um momento difícil que precisa dessa assistência. Todos os indivíduos têm problemas e eles não devem ser naturalizados.
Empurrá-los com a barriga é um grande gatilho para traumas, angústias, depressão e ansiedade. O papel do profissional em psicologia é justamente trabalhar todas essas áreas da mente humana.
Melhora os relacionamentos
Um dos primeiros pontos – e talvez um dos que mais atrai a procura pelos psicólogos – é o trabalho entre o profissional em psicologia e o paciente para melhorar relacionamentos.
A vida é feita de relações e todos os indivíduos são diretamente afetados por elas. Seja com namorado, família, amigos, colegas de trabalho ou qualquer outra pessoa.
Apesar de parecer algo natural, desenvolver relacionamentos de forma saudável nem sempre é algo fácil, principalmente para algumas pessoas.
Uma das atribuições do psicólogo é justamente trabalhar isso com o paciente para tentar melhorar nesse quesito de relacionamentos. Tanto ser mais dedicado a eles, quanto saber até que ponto é saudável mantê-los.

Distúrbios alimentares
Distúrbios alimentares são algo mais comum do que muitos imaginam, seja em crianças, adolescentes ou adultos.
Compulsão alimentar, bulimia, anorexia ou qualquer outro problema pode ser tratado com psicólogos. É algo que deve ser trabalhado com esses profissionais porque é uma questão ligada diretamente à saúde mental.
Os motivos para os distúrbios são diversos, e o profissional em psicologia tem por objetivo descobrir e tratar os gatilhos para que o paciente mantenha uma alimentação saudável.
Conflitos no trabalho
A vida profissional não é fácil e lidar com as suas funções e todas as pessoas que estão envolvidas é ainda mais complexo.
Ter um bom desempenho profissional não está ligado somente às questões técnicas, é importante desenvolver habilidades comportamentais para efetivamente ter uma boa performance.
Isso está extremamente relacionado com o apoio que o profissional em psicologia pode proporcionar para as questões comportamentais.
Quando você está bem consigo mesmo ou está em busca de direcionamentos para saber lidar com as adversidades, todas as áreas da sua vida prosperam de forma mais efetiva.
Então, as sessões com o psicólogo não interferem apenas na sua vida pessoal, mas na sua vida profissional também.
Melhora a relação consigo mesmo
Algo que tem sido muito falado nos últimos tempos é sobre autoestima e autoconhecimento.
Esses dois conceitos podem parecer superficiais à primeira vista, mas influenciam diretamente na nossa qualidade de vida.
Ter autoconhecimento e autoestima é um árduo trabalho e não vem com facilidade ou em pouco tempo. Contar com um profissional em psicologia é o que torna tudo isso possível.
Ambos os conceitos refletem na forma como você se enxerga e como você se posiciona no mundo e nas suas relações.
Quantas vezes ir ao psicólogo
Muitas pessoas perguntam quantas vezes ou por quanto tempo é necessário ir ao psicólogo.

Isso é algo muito difícil de ser definido e apenas se consultando com um psicólogo para ter uma resposta mais assertiva. A frequência das sessões vai depender muito de cada paciente.
Com o passar do tempo essa frequência pode mudar e você pode até mesmo receber alta do psicólogo. É muito importante entender que é um trabalho feito lentamente, então você não terá uma “cura” de uma sessão para outra.
Isso, inclusive, é um ponto que deve ser salientado. Muitos creem que uma sessão de terapia promoverá uma descoberta mágica para resolver todos os problemas da vida, mas não é assim que as coisas acontecem.
É uma construção feita um pouco a cada sessão e com o passar do tempo você notará como as sessões vêm te ajudando. É importante estar aberto ao que o profissional tem a lhe dizer.
Então, resumindo tudo, a importância de procurar ajuda profissional em psicologia é para buscar entender os seus sentimentos e comportamentos, bem como tudo isso se relaciona com todos os âmbitos de sua vida.