Você já pensou em procurar um psicólogo? O que será que este profissional faz? Será que ele efetivamente pode atender alguma necessidade sua? Apesar de ser uma profissão bem tradicional, esses questionamentos são comuns.
Há muitos equívocos quando o assunto é psicologia. Muitas são as pessoas que ainda não sabem exatamente para que servem as sessões. Entender, entretanto, pode mostrar que este profissional é a solução para os seus incômodos.
Se você está na dúvida de consultar ou não um profissional da área, neste artigo você vai entender um pouco melhor sobre a área de atuação dos psicólogos.

O que faz um psicólogo
Um psicólogo é aquela pessoa que foi graduada em psicologia. O objetivo desse profissional é avaliar, diagnosticar, entender e trabalhar questões comportamentais e emocionais da vida do paciente.
É, de maneira bem grosseira, o estudo da mente das pessoas. Apesar de nós “morarmos” em nossa cabeça, nem sempre conhecemos nosso próprio Eu e o porquê de conduzirmos as situações de determinadas maneiras.
Um bom psicólogo irá lhe ajudar a encontrar a sua verdade e o seu caminho. Nada disso é empírico. São anos e anos de estudos para entender as questões comportamentais do ser humano.
Sessão por sessão há um trabalho com o paciente para promover maior autoconhecimento e, assim, levar a vida de uma forma melhor.
Quem precisa consultar esse profissional
E quando saber quando procurar um psicólogo? Algumas pessoas creem que este profissional só deve ser procurado quando alguém está “louco”.
Isso é um grande equívoco. Na verdade, você pode até mesmo procurar psicólogos mesmo quando está se sentindo plenamente bem – e, na verdade, isso é até mesmo recomendado.
Mas, de modo geral, alguns dos principais motivos que levam as pessoas a procurar pelo profissional são os listados a seguir:
- Sentimento constante de angústia
- Dificuldade em se relacionar
- Dependência emocional
- Período de luto
- Problemas familiares
- Complicações do trabalho
- Baixa autoestima
- Quem está em busca de autoconhecimento
- Timidez excessiva
- Fobia social
- Sintomas de ansiedade
- Sintomas de depressão
- Quem tem insônia
Mas lembre-se de que qualquer pessoa pode frequentar sessões. Isso, na verdade, promoverá maior qualidade de vida. O autoconhecimento e outros benefícios promovidos trarão resultados muito positivos.
Quais são as áreas de atuação de um psicólogo
Há muitos rumos que um psicólogo pode tomar no que tange ao seu segmento profissional. Entender melhor quais são as suas áreas irá clarear ainda mais sobre a responsabilidade deste profissional.
Psicologia clínica
Podemos dizer que é a “terapia clássica”, a ideia que provavelmente vem à sua cabeça quando falamos de um psicólogo.
Ela pode ser feita individualmente ou em grupo e há diversas técnicas que podem ser usadas pelos profissionais na condução das sessões.
Psicologia educacional
Nesses casos os psicólogos trabalham junto com a direção das instituições de ensino. O objetivo é acompanhar os alunos, bem como a aprendizagem de cada um.

O profissional também participou da elaboração do projeto pedagógico e das políticas da escola.
A orientação profissional também é uma atribuição de quem trabalha com psicologia educacional (mais focado nos alunos de Ensino Médio).
Psicologia do trabalho
Para manter o ambiente corporativo saudável e mais leve, muitas empresas contratam psicólogos para fazer parte da equipe de RH.
Além disso, esses profissionais também são fundamentais nos processos seletivos para avaliar o comportamento dos candidatos. É uma avaliação que vai muito além da parte técnica.
Psicologia jurídica
Neste caso, o psicólogo tem por função auxiliar no planejamento e execução dos direitos humanos, políticas de cidadania e prevenção da violência.
Psicologia do esporte
Fatores psicológicos interferem diretamente no desempenho dos esportistas. Tal profissional tem especialização para diagnosticar e trabalhar com quem é esportista.
Psicologia social
É um psicólogo que trabalha diretamente dando apoio às comunidades e ajudando pessoas carentes. É um trabalho que normalmente é realizado gratuitamente.
Psicologia hospitalar
Trabalhar em um hospital não é nada fácil. É um turbilhão de emoção e é preciso de muito apoio para lidar com essa carga emocional.

A psicologia hospitalar busca justamente promover esse suporte para quem está envolvido diariamente com o atendimento médico. Pacientes, seus familiares, médicos e enfermeiros podem passar pela sessão.
Dentre as áreas citadas anteriormente, normalmente a psicologia clínica é a mais procurada, principalmente de forma individual.
Onde encontrar um psicólogo
Hoje em dia você pode encontrar psicólogos fazendo uma pequena busca na internet.
Entretanto, lembre-se de sempre buscar profissionais com boas recomendações. É um profissional de muita influência em sua vida, sendo imprescindível que ele seja devidamente habilitado e qualificado.
Encontre as melhores opções de psicólogo em Belo Horizonte e comece logo suas sessões de terapia. Veja como o seu pensamento e sua relação consigo mesmo irão mudar ao decorrer do tempo.