Você sabe qual é a diferença entre Psicólogo e Psiquiatra? Apesar de ambos os profissionais trabalharem na mesma área, são duas profissões totalmente diferentes e para saber qual consultar é preciso entender essa diferença.
São duas profissões bem importantes para a nossa saúde mental, emocional e, consequentemente, para a nossa saúde física também. Apesar de haver certo tabu quando falamos da psicologia ou psiquiatria, são áreas fundamentais.
Ninguém é “louco” por frequentar um psicólogo ou um psiquiatra, isso é algo que deve ser definido desde o início. Quer entender melhor e se aprofundar no assunto? Acompanhe este artigo até o final que você terá as respostas.

Psicólogo e Psiquiatra: qual a diferença
De acordo com o dicionário, a diferença entre Psicólogo e Psiquiatra é a seguinte: a psicologia é uma ciência que estuda parte da filosofia, focando no estudo dos fenômenos psíquicos, bem como a alma e suas manifestações.
A psiquiatria, por sua vez, lida com as doenças mentais e os respectivos tratamentos. Ou seja, é a medicina da mente, a qual cuida da parte química e fisiológica do cérebro humano. Já a psicologia pode ser considerada a ciência da alma!
Ou seja, ambos focam no estudo do cérebro, porém de formas bem distintas. Ao mesmo tempo, não podemos dizer que elas sejam excludentes. Na verdade, são complementares em muitos casos.
Foco de atuação
Dentre Psicólogo e Psiquiatra, é o psicólogo que lida com os problemas emocionais e comportamentais dos pacientes. O profissional tem por objetivo descobrir os gatilhos desses problemas.
Suas principais ferramentas são a escuta e testes mentais para tentar ter o maior conhecimento do subconsciente de cada indivíduo. O paciente é avaliado de acordo com o contexto em que vive.
É papel da psicologia diagnosticar e tratar as mudanças psicológicas através de métodos e técnicas de conversação. Tudo isso acontece sem NENHUMA prescrição medicamentosa.
Já o psiquiatra tem como papel fundamental tratar problemas psicológicos com uma abordagem orgânica, através de um diagnóstico químico e fisiológico do cérebro.
Este profissional tem o poder de realizar tratamentos medicamentosos, objetivando o funcionamento do cérebro em seu estado perfeito.

Dentre Psicólogo e Psiquiatra, este último busca um diagnóstico através de uma perspectiva médica. Seu objetivo é reduzir os sintomas e isso não implica em uma investigação filosófica ou social, a qual recai sobre os psicólogos.
Então, alguém que possua Esquizofrenia, uma doença que afeta as percepções e mexe com o senso de realidade da pessoa, deve seguir com um tratamento psiquiátrico.
Alguém que possui um trauma com reflexos no presente deve, por outro lado, se consultar com um psicólogo.
Cursos necessários
Para atuar como psicólogo é necessário cursar uma Faculdade de Psicologia. A duração é de 4 anos para licenciatura e 5 anos para bacharel.
Não há uma obrigação de se especializar na área de atuação para começar a trabalhar. Por exemplo, se o psicólogo deseja trabalhar com psicologia infantil, não há nenhuma lei que o impeça se ele não se especializar. Ele está apto.
Entretanto, sempre é mais interessante se consultar com profissionais que tenham buscado se qualificar de forma mais sólida antes de lidar com a mente humana.
Já o psiquiatra precisa cursar os 6 anos de uma Faculdade de Medicina e, depois, realizar residência em Psiquiatria por mais 2 ou 3 anos. Ou seja, são 8 anos de estudos OBRIGATÓRIOS.
O psiquiatra deve possuir essa especialização dentro da medicina para poder consultar na área.
Sendo assim, dentre Psicólogo e Psiquiatra a psicologia é mais ampla, dando ao profissional liberdade para atuar em diferentes segmentos considerando a mente humana.
Em qual dos dois se consultar
A partir das diferenças estabelecidas entre Psicólogo e Psiquiatra fica mais fácil de direcionar qual é o tipo de tratamento que a pessoa precisa.
De modo geral, a psicologia é uma área mais procurada. Além de serem problemas recorrentes de todos os seres humanos (já que estão relacionados com o social), qualquer pessoa pode procurar um psicólogo.
Ou seja, não há nenhuma contraindicação de seguir com as sessões dessa profissional, mesmo que não esteja havendo qualquer incômodo visível da parte do paciente.
Caso haja a necessidade de uma consulta com psiquiatra, o próprio psicólogo saberá fazer essa recomendação.

Consulta online
Por conta da pandemia, os serviços online se tornaram cada vez mais comuns. Os psicólogos precisam de uma certificação para atender online, mas o serviço ocorre normalmente no meio digital.
No caso dos psiquiatras, muitos pacientes precisam ser atendidos presencialmente. Entretanto, quando há a liberação é possível fazer consultas online a depender do caso. É preciso verificar com o médico.
E aí, conseguiu entender plenamente a diferença entre Psicólogo e Psiquiatra? Em muitos casos, ambos os profissionais trabalham em conjunto, buscando o bem-estar mais pleno de seus pacientes.