As separações fazem parte da vida de todas as pessoas que vivem em sociedade. Pessoas se mudam, se distanciam por inúmeros motivos, morrem, se vão.
Mas como superar uma separação? Para passar por separações de forma saudável, alguns fatores podem ser importantes. Elaboramos esse texto para auxiliar quem está se separando, mas não consegue lidar com a dor e o sofrimento deste momento tão difícil e desafiador.

Não menospreze sua dor
A separação é uma espécie de luto. Cada pessoa vivencia a separação de uma forma, mas é importante não menosprezar sua dor. Saiba mais sobre como superar uma separação.
Se você está sofrendo por causa de um final de relacionamento, admita para si mesmo que essa relação foi importante para você. Acolha seu sofrimento, não se sinta menor por estar sofrendo.
O sofrimento provocado por uma separação é normal e todas as pessoas em alguns momentos da vida passarão por isso! Não se sinta mal por estar sofrendo!
O que, na verdade, está doendo?
Quando acontece uma separação, uma mistura de sentimentos aflora e faz com que nos sintamos impotentes diante de situações que muitas vezes não podemos mudar.
É preciso identificar com mais cuidado o que exatamente está doendo. A separação pode envolver muitas questões que se ligam à nossa afetividade e disparam gatilhos de rejeição ou de comparação, portanto, é importante saber o que deve ser curado primeiro.
Se a dor estiver em precisar construir uma nova rotina sem a pessoa que anteriormente fazia parte da sua vida, organizar uma forma de vida diferente pode auxiliar a reconstruir. Apesar da sensação inicial de vazio, não é o fim do mundo e tudo melhora muito com o tempo, até passar! Logo você aprende como passar por uma separação!
Quando estamos passando por uma situação de separação muito dolorosa, às vezes é difícil encarar a necessidade de construir outra rotina. Mas quanto mais rápido você for se desligando da vida antiga e construindo uma nova, mais fácil será ganhar confiança e reconstruir.
Por algum tempo, pode ser necessária ajuda psicológica, especialmente para identificar qual é o principal motivo do sofrimento e ganhar força para reconstruir a vida!
Superar os gatilhos de rejeição
A separação concreta, o que está acontecendo na verdade, em geral é o menor problema. O sofrimento vem de situações que criamos e que tem muito mais a ver com a forma com a qual nos enxergamos do que com a separação em si.
Se você está com autoestima baixa por causa do final de uma relação, muito provavelmente estas questões já se faziam presentes em sua vida e a separação serviu apenas como gatilho para disparar algo que você, no fundo, já sentia.
Os momentos de separação podem ser excelentes para compreender sentimentos que nos paralisam e impedem de seguir. Com o tempo vamos nos conhecendo melhor e aprendendo a lidar com medos e dores que são comuns a todos os seres humanos.

A relação não é sua identidade
Nós vivemos em uma sociedade que tende a supervalorizar relações e pessoas que se relacionam aparentemente de forma perfeita! Esse é um dos motivos pelos quais sofremos em final de relação! Os términos, muitas vezes nos aparecem como se fossem fracassos.
Mas terminar uma relação não pode ser sentido como se fosse um racha na identidade de quem estava envolvido! Nesse momento é importante se perguntar realmente o que você perdeu.
Isso porque, quando estamos machucados tendemos a supervalorizar um relacionamento que muitas vezes não estava lá essas coisas! Tente dar a dimensão exata do que você tinha e do que realmente perdeu com a relação e buscar completar esse vazio de outras formas.
Se a falta for de companhia, os amigos e família podem ocupar esse papel com atividades que são importantes para você.
Mas se a falta for um abismo emocional, não hesite em buscar ajuda de um profissional da psicologia para compreender como passar por uma separação! Com certeza essa fase irá passar e você sairá muito mais forte dessa época tão difícil de separação!