[ad_1]
O que é o TCA?
O TCA é um método cognitivo-comportamental da psicologia que enfatiza processos como atenção e aceitação, ajudando os indivíduos a superar os obstáculos em suas vidas. Uma suposição crítica do TCA é que a dor e o sofrimento são uma parte normal e inevitável da experiência humana e que são nossas tentativas de controlar e evitar essas experiências que realmente levam a mais sofrimento a longo prazo. Difere da terapia cognitivo-comportamental tradicional, pois ao invés de ensinar as pessoas a controlar seus pensamentos, sentimentos e ações, o ACT nos ensina a perceber, aceitar e abraçar. Fundamentalmente, aceite o que está fora de seu controle pessoal e se comprometa com ações que melhorem e enriquecem sua vida. Como tal, o objetivo da terapia não é eliminar certas partes da sua experiência, mas aprender a lidar com essas experiências dolorosas e ajudar a esclarecer o que é realmente importante e significativo para você como uma maneira de inspirá-lo a mudar sua vida. o melhor.
O ACT considera que o cerne de muitos problemas em nossas vidas se resume ao acrônimo FEAR que e MEDO em português!:
- Fusão com seus pensamentos
- E a avaliação da experiência
- A orientação sobre sua experiência
- Reação para o seu comportamento
A alternativa saudável é TCA-ACT(Português):
- Aceite suas reações e esteja presente
- (Chose) Escolha uma direção valiosa
- Tomar uma ação
Como é o ACT na prática?
O ACT pode ser entregue de várias maneiras diferentes; pode ser de longo ou curto prazo ou ultra breve, dependendo do que você e seu terapeuta decidirem juntos. Durante a sessão, o ACT usa três grandes categorias de técnicas:
- Atenção: trazendo a atenção para a experiência atual e aprendendo a perceber pensamentos, memórias e emoções como o que eles não são como parecem ser.
- Aceitação: Permitir que esses sentimentos e memórias entrem e saiam sem lutar para controlá-los / evitá-los.
- Comprometimento: Descobrir quais valores são importantes para si e se comprometer a cumpri-los.
Durante a terapia com ACT, você e seu terapeuta trabalharão juntos, em uma sessão de 50 minutos, para permitir que você aceite e atue em seus pensamentos e crenças interiores. Através de metáforas e exercícios experimentais, você aprenderá como fazer contato com seus pensamentos, sentimentos, sensações físicas e memórias que você teria temido ou evitado anteriormente. Você aprenderá as habilidades para reconhecer, recontextualizar e, eventualmente, aceitar esses eventos, que lhe permitirão desenvolver uma maior clareza sobre quais valores são importantes para você e se comprometer com a mudança de comportamento desejada.
Para que o ACT é mais adequado?
O ACT é uma forma relativamente nova de psicoterapia que foi pioneira em meados dos anos 90 e desenvolvida a partir de análises comportamentais e terapia cognitivo-comportamental (TCC). Ele pode ser usado para tratar uma variedade de condições psicológicas diferentes, incluindo distúrbios de depressão e ansiedade. Em particular, é considerado um tratamento altamente eficaz para o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), devido ao uso da aceitação do evento, em vez de tentar mudar os sentimentos que ocorrem por causa dele. Também é comumente usado para tratar a dor, ajudando os indivíduos a aceitar a dor e tomar as medidas apropriadas para lidar com ela.
Sugestões de leitura
- ‘ACT Made Simple: – ACT Simplificado: uma cartilha de fácil leitura sobre Terapia de Aceitação e Compromisso’ (2009) por Russ Harris
[ad_2]