Conciliar a vida pessoal com as inúmeras atividades da vida profissional é um desafio que se impõe a todas as pessoas atualmente, mesmo em cidades menores.
O tempo todo somos impulsionados a fazer inúmeras atividades que mal cabem em nossa rotina diária. Sempre há alguma coisa que fica de fora. Nesse turbilhão, saiba algumas dicas de como conciliar a vida pessoal com a vida profissional.

Por que nos sentimos sobrecarregados
O sentimento de esgotamento e de não estar dando conta é bem comum para quem está em atividades produtivas na época atual. A sensação é a de que nunca damos conta de tudo.
Isso ocorre porque vivemos em um mundo que nos dita o tempo todo o que devemos fazer e a forma com que devemos nos relacionar. Temos que levar em consideração o trabalho, portanto ter uma carreira sólida e ganhar dinheiro é fundamental para homens e mulheres.
Só esse fator demanda muito mais do que um terço do nosso tempo. Além do trabalho diário, há a preparação, o tempo no transporte, reuniões, ligações, cursos de capacitação, tempo gasto em conversas sobre o stress do trabalho etc.
A vida pessoal fica abarrotada de coisas porque sobre muito pouco tempo para estar com filhos e companheiros, cuidar da casa, manter hábitos de vida saudável como alimentação e cuidado com o corpo e ter tempo de lazer.
Preparamos então algumas dicas que podem auxiliar em como conciliar a vida pessoal com a vida profissional.
Saiba que você é um indivíduo único
Você é um indivíduo inteiro, mas a vida pode ser segmentada. Esses vários compartimentos são os que nos fazem ter a sensação de estarmos perdidos em meio a um furacão de coisas que precisam ser feitas e para as quais não temos tempo.
Para conseguir dar conta de tantas tarefas, será necessário filtrar o que é realmente prioridade para você. Muitas pessoas reclamam da falta de tempo e do excesso de trabalho, mas são pessoas viciadas em rotinas ensandecidas e são muito controladoras.
É impossível conciliar todas as facetas de sua vida se você não compreender que é um indivíduo único e que tudo o que faz precisa ser voltado para seu progresso e para o bem das pessoas com as quais você se relaciona. Não adianta trabalhar até perder a saúde e também não adianta passar a noite na Academia porque as relações em sua casa estão difíceis.

Organize a rotina por prioridades
Você não vai dar conta de tudo! Ninguém dá e está tudo bem! Mas é preciso priorizar o que é importante e o que você realmente deseja de sua vida.
Colocar isso no papel é um desafio porque muitas vezes assumir uma rotina sobrecarregada é uma forma de não enxergar coisas que estão por trás desse movimento. Trabalho em excesso geralmente tem a ver com controle, atrasos constantes podem ter a ver com cansaço ou desânimo em geral com a vida.
Organize o que você precisa fazer e que é fundamental em seus dias, separe tempo de qualidade para estar com as pessoas que você ama, filhos e família. Não adianta estar em casa por muito tempo, mas não conversar com as pessoas que vivem com você ou estar o tempo todo no celular prestando atenção no trabalho ou em Redes Sociais.
Para saber como conciliar a vida pessoa com a vida pessoal, escrever a rotina é fundamental. Mesmo que você não consiga cumprir tudo o que se propôs nessa planilha, passará a ficar mais claro os mecanismos que você encontra para tumultuar sua vida ou ainda o que pode e deve ser descartado porque não te faz bem!