Será que você sabe quando é a hora de procurar um psicólogo? A psicologia é uma área que – felizmente – está sendo cada vez mais procurada. Apesar de parecer algo negativo, é extremamente o oposto.
Muitas são as pessoas que precisam de apoio profissional, mas é uma ciência que acaba sendo muito negligenciada pela sociedade. Por não usarem tratamentos medicamentosos, muitos acham que não há a necessidade.
Nesse cenário, o aumento da procura é um sinal de que as pessoas estão efetivamente começando a tomar conhecimento da importância que a saúde mental e emocional tem em nossa vida.

Quando é a hora de procurar um psicólogo: quais são os sinais
Mas, no final das contas, quando é a hora de procurar um psicólogo? Bem, há alguns gatilhos que podem ser bons indicativos para isso. A seguir há alguns exemplos dos principais motivos para buscar o apoio profissional:
Sintomas físicos relacionados com o emocional
Ansiedade, estresse, depressão e semelhantes são condições que muitas pessoas apresentam. Você sabia que, apesar de afetarem primeiramente a saúde mental, tudo isso também afeta a sua saúde física?
A nossa mente tem total poder sobre o nosso corpo e ela pode fazer com que sintamos várias dores. Se você está sentindo dores e incômodos sem motivo – e já passou por médicos – talvez seja a hora de procurar um psicólogo.
Problemas familiares
Os problemas familiares são comuns e é até normal escutar “que em toda família tem brigas e desentendimentos”. Mas será que isso deve ser tratado com toda essa naturalidade?
Os desentendimentos são comuns em quaisquer tipos de relações, mas quando se torna algo constante e que incomoda na convivência, pode ser um dos momentos para procurar ajudar.
Então, nesse cenário, quando é a hora de procurar um psicólogo? Quando você notar que as relações estão começando a sugar a sua energia e quando tudo começa a se tornar recorrente.
Não resolver os problemas familiares – principalmente em crianças e adolescentes – é um gatilho para que os pequenos cresçam com vários traumas.
Dificuldade em se relacionar
Essa dificuldade pode ser considerada no âmbito romântico (por exemplo, dificuldade em namorar e seguir compromissos) ou simplesmente social, quando a pessoa não consegue fazer amigos ou colegas.
A timidez excessiva não é um traço saudável de personalidade, sendo preciso trabalhar as habilidades sociais.

Dificuldade em encontrar um propósito na vida
Outra resposta para quando é a hora de procurar um psicólogo é: quando você não consegue enxergar um propósito em sua vida.
É comum se sentir perdido em diversos momentos, principalmente no âmbito profissional, mas isso não pode ser naturalizado também.
O psicólogo irá trabalhar com o paciente de modo que ele veja o mundo de forma mais clara e direcionada.
Baixa autoestima
A baixa autoestima é um problema que traz mais consequências do que as pessoas imaginam. Afeta a qualidade de vida, atrapalha nos relacionamentos, por exemplo.
Com a imagem da perfeição sendo reafirmada a todo o momento nas redes sociais, os problemas de autoestima cresceram exponencialmente nos últimos anos.
Busca pelo autoconhecimento
Quando é a hora de procurar um psicólogo se você deseja melhorar a sua relação consigo mesmo? Na verdade, em qualquer momento.
A busca pelo autoconhecimento é um dos trabalhos mais complexos que o acompanhamento com o profissional pode proporcionar.
Apesar de parecer simples, já que convivemos com nós mesmo o tempo todo, é um trabalho que é construído aos poucos. É doloroso para o paciente, mas muito necessário para entendermos melhor sobre nós.
Insegurança
Você se considera muito inseguro? Na sua vida pessoal ou profissional, a insegurança atrapalha nas tomadas de decisões e sempre acabamos nos escondendo.
A ajuda de um psicólogo irá ajudar você a se tornar mais confiante, mas não de uma maneira soberba.
Dificuldade em superar uma perda
O luto é, infelizmente, algo que a grande maioria de nós precisará enfrentar ao decorrer da vida.
Como é um momento de muita tristeza naturalmente, não é incomum as pessoas acharem normal não superar a perda. A ajuda de um psicólogo nesse momento faz toda a diferença para superar esse período difícil.

Não há nenhuma contraindicação
Há outro ponto quando o assunto é quando é a hora de procurar um psicólogo.
Todas as situações citadas anteriormente são gatilhos importantes que devem te conduzir até um profissional. Entretanto, não há nenhuma contraindicação para passar por sessões com o psicólogo.
Muito pelo contrário, é uma forma de se autoconhecer e aprender a lidar com pessoas, trabalho e todas as coisas que influenciam em sua vida. Ou seja, você será muito beneficiado também.
Agora que você já sabe quando é a hora de procurar um psicólogo, resta encontrar um bom profissional para começar com as sessões. Não seja negligente com sua saúde mental.