Um indivíduo com TEA(Autismo) pensa e se comporta de maneiras que podem ser percebidas por outros como incomuns, especialmente quando se trata de comunicação e interação social.
Você está olhando para ver se você ou um ente querido é autista e está procurando mais apoio para ajudar a levar uma vida mais gratificante?
Os sinais do autismo em adultos
Não pense que, apenas porque você é adulto e nunca foi diagnosticado, não está no espectro autista. Algumas pessoas não são diagnosticadas até a idade adulta, embora o TEA comece na infância.Os sintomas gerais do autismo envolvem certas maneiras de responder e interagir com outras pessoas, bem como interesses particulares, padrões de pensamento e comportamentos físicos.
Alguns dos sinais comuns são: –
- Dificuldade em entender o que as outras pessoas estão pensando ou sentindo.
- Dificuldade em entender as pistas sociais, incluindo linguagem corporal.
- Uma tendência a seguir as rotinas diárias e ficar chateado quando as mudanças acontecem.
- Difícil de regular emoções.
- Amplo conhecimento sobre um assunto específico de interesse.
- Baixa resposta ao afeto físico.
Como é diagnosticado o Transtorno do Espectro do Autismo?
Não existe um único teste ou exame para diagnóstico, mas uma ampla gama de informações é levada em consideração. A avaliação envolverá um histórico médico (incluindo histórico médico familiar), exame físico e histórico de desenvolvimento.
Um diagnóstico de autismo pode ser avassalador a princípio para todos os envolvidos, mas também pode trazer uma sensação de alívio de que o que você lutou é real. E embora o autismo seja uma condição ao longo da vida que não possa ser “curada”, o suporte certo pode fazer uma grande diferença para você e sua família.
Terapia de suporte ao autismo pós-diagnóstico
Embora não haja cura para o TEA, há uma grande variedade de intervenções, tratamentos e terapias que demonstraram sucesso na redução dos sintomas e na melhoria da qualidade de vida de indivíduos que vivem com esse distúrbio. Um plano de tratamento depende do indivíduo, dado o espectro do distúrbio.
Normalmente, as intervenções tratam de uma ou mais áreas principais de funcionamento, incluindo:
- Habilidades sociais
- Habilidades de comunicação
- Habilidades cognitivas
- Habilidades acadêmicas
Adultos com transtorno da síndrome autista podem se beneficiar do mesmo tratamento que as crianças, mas também existem redes de apoio para adultos que podem ajudar, como programas de aprendizado social e programas diários de habilidades. O aconselhamento é uma intervenção recomendada, principalmente quando o TEA ocorre ao lado de outro problema de saúde mental, como depressão ou ansiedade. A terapia cognitivo-comportamental (TCC), em particular, é frequentemente recomendada.
É importante não esquecer o suporte se você é um membro da família ou parceiro de alguém que sofre de transtorno do espectro do autismo.
Avaliações e consultas sobre autismo
Por que não entrar em contato para discutir suas preocupações e obter o apoio necessário?
Ligue-nos agora ou reserve on-line para marcar uma consulta confidencial com um de nossos psicólogos.